segunda-feira, 15 de abril de 2013

Como conseguir uma make perfeita: Preparação do rosto


Oláa Princesas!! Tudo bem?

Já era pra ter liberado esse post antes, enfim... antes tarde do que nunca! Hoje vamos falar do básico de como conseguir uma Base para make perfeita sem muito segredos e mistérios! Então vamos lá...

O que ter em conta na hora de começar a maquiar:
  • Rosto limpo;
  • Hidratar bem a pele;
  • O que você quer esconder e o que você quer destacar.
  1.  Qual o seu tipo de pele?
Meninas é muito importante saber o seu tipo de pele para utilizar produtos adequados a cada situação, porque o sucesso da maquiagem vai depender da qualidade do produto e se são adequados a sua pele! Se seu rosto brilha e o olho fica borrado de preto algumas horinhas após fazer o make, é sinal de que está usando  produtos errados para sua pele oleosa e, se as linhas ao redor dos olhos ficam mais evidentes ainda – em vez de camufladas –, você errou na escolha da base e do pó.
Para não ser mais vítima de situações desse gênero, reconheça o seu tipo de pele.A grande parte dos especialistas separam em 5 os principais tipos de pele, sendo eles:
  • Pele Normal: A pele normal tem uma textura fina e uma superfície suave, macia e é bem flexível. De todos os tipos de pele este é sem dúvida o mais equilibrado e o que menos problemas e imperfeições como espinhas e manchas desenvolve. Não é nem demasiado seca nem demasiado gordurosa. Os poros são bem pequenos e mal se notam. Este é um tipo de pele vibrante que reflete saúde.
  • Pele Oleosa:  Este é um tipo de pele que (como o seu nome sugere) produz uma maior quantidade de óleo, isto é, as glândulas sebáceas devido a vários fatores (principalmente o fator genético) têm maior actividade do que nas pessoas com pele seca, normal ou mista, o que leva a uma maior quantidade de secreção de sebo. A pele oleosa apresenta poros dilatados, bem maiores do que os outros tipos de pele e também mais escuros, devido ao excesso de sebo que produzem e ao lixo que se vai acumulando, o que se revela num dos maiores problemas deste tipo de pele. É um tipo de pele marcado pelo aspecto gorduroso e brilhante que se vê em muitas pessoas. Tem também maior tendência para o desenvolvimento de espinhas. Selecione uma base antibrilho: ela deve ser oil-free e ter ingredientes que ajudam a regular a oleosidade do rosto e apresentam efeito mate. Experimente também as minerais – em forma de pó, elas cobrem de leve as imperfeições, têm zero de gordura e deixam o look opaco. Fuja de produtos cremosos, em especial daqueles elaborados com ingredientes sintéticos e óleo mineral.
  • Pele Seca: De todos os tipos de pele, a pele seca será o que requer mais cuidados, devido á sua tendência para envelhecer mais rapidamente e desenvolver problemas mais sérios. É um tipo de pele com maior tendência para descamar, ter menos elasticidade bem como desenvolver rugas e linhas de expressão do que os outros tipos de pele. Procure por texturas cremosas ou líquidas que apresentem substâncias hidratantes na fórmula, como ácido hialurônico. Quanto mais cremoso o produto, melhor o resultado. Evite as versões em pó, pois elas se acumulam nas áreas ásperas e destacam a secura. Pele opaca demais? Tire proveito dos produtos com pigmentos refletores de luz, que deixam no rosto um suave halo cintilante e ainda devolvem o viço e o brilho natural!
  • Pele Mista: Este é provavelmente um dos tipos de pele mais comuns e, como o próprio nome sugere, é uma combinação de pele seca com pele oleosa. Algumas regiões são oleosas (principalmente na zona T – queixo, nariz e testa) onde os poros são naturalmente mais dilatados e também outras áreas em que esta pode ser normal ou seca (área em redor dos olhos, boca e bochechas). Se você sente a sua pele esquisita como se estivesse a ser esticada em algumas áreas e com excesso de óleo noutras, então você provavelmente tem pele mista. Opte por produtos desenvolvidos especialmente para as peles mistas, feitos com pós que absorvem a oleosidade na zona central e agentes hidratantes, que equilibram as regiões ressecadas. Um bom exemplo são as chamadas bases inteligentes, que matificam e hidratam conforme a necessidade. Outra opção é a base líquida, desenvolvida com água e livre de óleo.
  • Pele Sensível: A pele sensível é um dos tipos de pele mais frágeis e se torna irritada e inflamada muito facilmente. É normal haver zonas que desenvolvam vermelhidão, coceira, manchas, ardor e uma maior tendência para descamar. Apresenta uma textura fina, delicada e bastante sensível ao uso de cosméticos bem como às alterações do clima. A pele sensível é talvez um dos tipos de pele mais problemáticos e como tal exige cuidados especiais. O ideal é fazer o make com produtos isentos de fragrâncias, conservantes e derivados de petróleo. Os do tipo mineral são boa escolha. Bases, pós e blushes dessa categoria são feitos com partículas minerais, como dióxido de titânio, que, além de ser menos alergênicas, dão aparência natural.

Meninas depois que vocês ja tiverem identificado o seu tipo de pele e visto os produtos que mais se encaixa com as suas necessidades, nada mais justo do que falarmos sobre a base... Como vocês já devem ter visto na rua muiiiiiitaaaas mulheres não sabem escolher a base certa pra ela, por isso vemos mulheres como se usassem uma máscara completamente diferente a cor do resto do corpo, e vamos combinar que fica hooorrivel néah? Então pra não cair no erro vamos aprender como escolher a base! Então escolher a cor, ao contrário do que muitas pensam, não é um bicho-de-sete-cabeças, é mega simples, basta aplicar uma pequena quantidade da base na mandíbula e espalhar com o dedo, se ela  ficar uma cor uniforme com a pele é o seu tom, agora se ficar mais escura ou mais clara melhor testar outra cor néah? 
Na hora de escolher a base você tem que ter atenção porque existem diferentes tipos de base com particularidades diferentes! Vamos conhecê-los:
  • Base liquída: Tem um efeito mais leve e é fácil de aplicar. Por proporcionar um acabamento mais natural, já que você controla a quantidade de cobertura, ela é ideal para o dia a dia e para os dias mais quentes. Para usar, aplique com a ponta dos dedos ou o pincel. Ideal para quem tem a pele mais marcada e envelhecida!

  • Base em pó: É a melhor opção para quem tem pele oleosa, pois o pó ajuda na absorção da oleosidade. Na hora de escolher, prefira as minerais, pois elas têm ingredientes naturais e não têm óleo. Para usar, aplique com o pincel seco ou molhado.

  • Base Cremosa: É o tipo de base com a melhor cobertura, ideal para disfarçar manchinhas, cicatrizes e espinhas. Por ser mais oleosa, o ideal é que se use em dias mais frios e durante a noite. Para usar, aplique com as pontas dos dedos ou uma esponja.

  • Base Mousse: Tem um efeito bem natural, e lembra a cobertura da base líquida. Como a maioria das fórmulas são sem óleo, vale a pena investir nela se você tiver pele oleosa, e quiser um efeito mate e leve. Para usar, aplique com um pincel ou esponja.

  • Base Compacta: Especialmente recomendada para quem trabalha em televisão, ou para quem vai ser fotografado, pois camufla todas as imperfeições, e na minha opinião dá um ar mais artificial! Mas pra quem quer uma melhor cobertura essa é a base certa!
Para “fazer uma pele” ainda mais bonita, a sugestão é usar uma pré-base. Também conhecida como primer, trata-se de um creme leve que deve ser espalhado por todo o rosto para disfarçar poros dilatados, linhas finas e rugas.
Muito importante também na preparação do rosto é o corretivo! A maioria das meninas tem muitas duvidas sobre como usar os corretivos coloridos e para que serve então vou fazer um breve resumo... 

  • Modo de usar: aplique uma pequena quantidade, com a ponta do dedo anelar, e espalhe na região desejada, dando leves batidinhas. Em seguida, aplique por cima um corretivo do mesmo tom de pele.
  • Corretivo Verde: indicado para marcas de acne (pontos vermelhos), imperfeições avermelhadas ou cicatrizes avermelhadas.
  • Corretivo Amarelo: indicado para pequenos hematomas roxos ou olheiras arroxeadas
  • Corretivo Lilás: indicado para imperfeições amarronzadas ou imperfeições amarelo-alaranjadas.
  • Corretivo Laranja: indicado para neutralizar olheiras roxo-acinzentadas em peles média e média - escura.
  • Corretivo Salmão: indicado para neutralizar olheiras roxo-acinzentadas em pele claras.

Enfim meninas acho que as principais informações eu coloquei aqui, espero que vocês tenham gostado, e que tenha sifo útil! Não esqueça sempre de tirar a maquiagem na hora de dormir, se onde você mora tiver muito sol não se esqueça na hora de hidratar a pele usar protetor solar, ou hoje em dia já existem bases com protetor! 

Então meninas gostaram??  Não esqueçam de comentar e de seguir o blog! 




2 comentários:

  1. tem o da vult também, comprei por 6 reais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAh Obrigada pela informação :D
      como eu moro fora do Brasil só tenho acesso a algumas marcas!!

      Excluir